O Pixel
Pixel ou Píxel[1] (sendo o plural pixels ou píxeis)
(aglutinação de Picture e Element, ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a
abreviatura em inglês para Pictures) é o menor elemento num dispositivo de
exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor.
De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem
digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.
Num monitor colorido, cada Pixel é composto por um conjunto
de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores cada um destes
pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e
combinando tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de
16.7 milhões de cores diferentes (exatamente 16.777.216). Em resolução de 640 x
480 temos 307.200 pixels, a 800 x 600 temos 480.000 pixels, a 1024 x 768 temos
786.432 pixels e assim por diante.
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Resolução de imagem
Resolução de imagem
descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo se aplica
igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem.
Resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem.
A resolução de imagem
pode ser medida de várias formas. Basicamente, a resolução quantifica quão
próximas as linhas podem ficar umas das outras e ainda assim serem visivelmente
determinadas. As unidades de resolução podem ser ligadas a tamanhos físicos
(por exemplo, linhas por mm, linhas por polegada etc.) ou ao tamanho total de
uma figura (linhas por altura da imagem, também conhecidas simplesmente por
linhas ou linhas de televisão). Ademais, pares de linhas são usados
frequentemente em vez de linhas individuais. Um par de linhas é constituído de
uma linha apagada e uma linha acesa adjacentes, enquanto "linhas"
contam ambas as linhas apagadas e acesas. Uma resolução de dez linhas por mm
significa cinco linhas apagadas alternando com cinco linhas acesas, ou cinco
pares de linhas por mm. As resoluções de lentes fotográficas e filmes são mais
frequentemente citadas como pares de linhas por mm.
Profundidade de cor
Profundidade de cor,
ou color depth, é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de
bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este
conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando
especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da
profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.
http://image.slidesharecdn.com/2014-multimidiaeinternet-aula04-imagemdigital-bitmaps-140408124326-phpapp01/95/2014-multimdia-e-internet-04-imagem-digital-bitmaps-11-638.jpg?cb=1404313493
Modelo RGB
RGB é a
abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde
(Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de
cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador,
retroprojetores, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia
tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtractivas.
Qualquer cor no sistema digital é representada por um
conjunto de valores numéricos, ou seja, cada uma das cores do modelo RGB pode
ser representadas pelos seguintes valores nos vários formatos:
- Decimal: de 0 a 1;
- Inteiro: de 0 a
255;
- Percentagem: de 0%
a 100%;
- Hexadecimal: de 00
a FF.
O CMYK
CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado
por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).
O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que
as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é
empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria
das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema
subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.
http://www.printcloud.ca/resources/images/rgb-vs-cmyk.jpg
O HSV
HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas
componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). O HSV também é
conhecido como HSB (hue, saturation e brightness — matiz, saturação e brilho,
respectivamente). Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme
descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
·
- Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
- · Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
- · Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.
http://matlab.izmiran.ru/help/toolbox/images/hsvcone.gif
O YUV
YUV é um espaço de cor tipicamente
utilizados como parte de um sistema de processamento de imagem de cor. Uma
imagem da cor ou vídeo é codificada neste espaço de cor tendo em conta a
percepção humana, permitindo reduzida largura de banda para os componentes de
diferença de cor ou crominância, portanto, torna erros de transmissão ou
imperfeições de compressão esconder de forma mais eficiente para a percepção
humana usando uma representação direta RGB. Outros espaços de cor têm
propriedades semelhantes e a principal razão para implementar ou investigar as
propriedades do YUV ou Y'UV semelhante são ambos interagindo com analógico ou
televisão digital ou equipamento fotográfico que esteja de acordo com certas normas
deste espaço.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1c/YUV_UV_plane.png
Bibliografia:
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