sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Multimédia

                                     

Olá caros leitores,

Com este artigo vamos dar inicio à segunda unidade: Multimédia
Esperamos que gostem do nosso trabalho e que vos continue a ser útil. 




Multimédia, o que é ?
   
    Multimédia é um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. Uma apresentação multimédia, por conseguinte, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto.
    A comunicação multimédia facilita a compreensão e a aprendizagem, já que é bastante parecida com a comunicação humana directa (cara a cara). Numa conversa, observamos o interlocutor (o que seria equivalente a um vídeo) ouvimo-lo (áudio) enquanto acompanhamos as suas palavras com gestos e movimentos corporais (animações).

                       

    http://thumbs.dreamstime.com/x/conceito-da-produ%C3%A7%C3%A3o-do-reprodutor-multimedia-e-dos-videoclip-59290521.jp                                                                                    
                                   Tipos de media

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlynEm3dKlXof3uu-LAcku546jKbm6WYp6a7V6Gd4PH1HM2IEbCgYa-cKp6ZFTSJVI1t-8hV_XAh3tL1ts0wDBaFV62P55l-mEU_KcLMO9eRb6lLh-tFoGDALKM8Xvg26Tv4hROxmJn88/s1600/Esquema+natureza+esp%C3%A1cio+temporal.jpg


     Podemos distinguir os tipos de media quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à sua origem em media capturados (vídeo, áudio, fotografia) e media sintetizados (texto, gráfico, animação).

     
     Quanto à sua natureza espácio-temporal, os media podem ser considerados como sendo estáticos ou dinâmicos:
  •       Os estáticos representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo, como as imagens e os textos;    

  •       Os dinâmicos referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o áudio, vídeo e animação.


           Estáticos



     O texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e desfasada no tempo como, por exemplo, os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS e o correio electrónico.

      As imagens bitmaps são mais simples do que os modelos gráficos. As imagens bitmap não são conteúdos corrigíveis, pois o modo como se representam não contém informação estrutural. Isto significa que a representação bitmap não descreve a imagem recorrendo a modelos matemáticos, mas apenas em termos de cor e brilho dos vários pixéis que constituem a imagem. As imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real ou podem ser geradas inteiramente por computador.
                                 

                                    





      Dinâmicos


     O áudio é um tipo de media que difere na sua natureza de todos os tipos de media que foram considerados até agora, já que é o único que estimula o sentido da audição, ao passo que todos os outros tiram partido do sentido da visão.

    O vídeo, seja sob a forma analógica ou digital, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas ou tramas (Frames). O intervalo de tempo que decorre entre a apresentação de duas tramas sucessivas é constante. Por consequência, o número de tramas que são apresentadas por segundo, ou frame rate, não varia.

    Actualmente, há a tendência para associar o conceito "animação" ao cinema de animação ou aos desenhos animados. Contudo, a animação não se resume simplesmente a atribuir movimento a personagens desenhados. De facto, a animação começou por ser um media exclusivamente destinado ao entretenimento, mas foi crescendo até se tornar numa das formas mais eficazes e expressivas para comunicar uma ideia.
                                
                                     

                    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9nODN6XZkmVnZktq44Qi-RfRvHmBE08CZyTGeX5eeBYtzQ_AdbHQkFizEke7BBroKVh37iOmyhPHx0XYIM7WY7IViG4deUjsnR0C2FzryZU93fjiFyI2Hf7yltnxJ0h136wlFWoi8Ha7L/s1600/tablet-multimedia.jpg


                          

    

     Os capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a fotografia.  


                               


    
      
     Os sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e a animação. 



    

     Os modos de divulgação dos conteúdos multimédia podem ser divididos em duas partes: a divulgação online e a divulgação offline:


Online
     
    Em termos gerais quando falamos em divulgação de conteúdos online estamos a falar sobre a World Wide Web, mas este não é a única forma de o fazer. Aliás, nem é necessário estar ligado à rede informática para se ter uma divulgação multimédia online. Basta simplesmente colocar monitores ligados a computadores que sem estarem ligados à rede têm a informação gravada no seu disco.


                              

http://www.communika.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/01/redes_sociais.jpg


  Offline
   
    A divulgação de conteúdos multimédia Offline é feita através de unidades de armazenamento maioritariamente do tipo digital. No caso da divulgação de conteúdos Offline os suportes que são utilizados na grande maioria das vezes são os CD's,  DVD's e pendrive.


 



Bibliografia:
·         http://conceito.de/multimedia




Sem comentários:

Enviar um comentário